sexta-feira, 17 de julho de 2015

Polêmica na Bíblia? (Parte 2)

Buscando trechos bíblicos polêmicos, assim como no outro post com esse mesmo título,  o sentido aqui é justamente esclarecer.

Como todos sabem, o divórcio é algo muito recente na história ocidental e na história dos costumes brasileiros é mais "moderno" ainda. Foi chocante para alguns saberem após ler o nosso texto sobre o sexo nas leis de Moisés, que o divórcio, não é algo moderno nem contemporâneo como se imaginava, pois ficou patente que ele já existia entre os Judeus como algo socialmente legítimo, e isso a mais de 3.700 anos!.

Pois bem, se esse era o costume judaico, convém lembrar que a nossa nação é de maioria cristã (mesmo que nas suas diversas vertentes); portanto os Evangelhos (Mateus, Lucas, Marcos e João) para qualquer cristão deve ser sim considerado o centro, a parte da Bíblia que sempre prevalecerá em caso de dúvida em relação a qualquer outra parte dos livros sagrados.

Indo além dos costumes dos judeus, então, vemos SOBRE O DIVÓRCIO e sobre a obrigatoriedade do CASAMENTO, em Mateus:

3. Então chegaram ao pé de Jesus os fariseus*, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem se separar de sua mulher por qualquer motivo?
4. Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez outrora macho e fêmea os fez,
5. E disse os Fariseus: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
6. Jesus: Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou no amor não o separe o homem.
7. Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-las?
8. Disse-lhes Jesus: Moisés, foi permitido por causa da dureza dos vossos corações, e vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.
9. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
10. Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.
11. Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
12. Alguns são eunucos porque nasceram assim**; outros foram feitos assim pelos homens***; outros ainda se fizeram eunucos**** por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite.

* Fariseus, título dado a devotos da lei da Torá e que aliaram as leis escritas em Levíticos com a sua tradição oral. Eles foram os judeus criadores das Sinagogas e por isso foram os precursores do judaísmo rabínico. A palavra fariseu tem um tom de hierarquia e significa os "separados", a verdadeira comunidade de Israel e "santos".
** Nesse versículo temos três significados para a palavra eunuco. Nesse primeiro trecho: Homens que nasceram estéreis.
*** Foram castrados
**** Repudiaram o casamento com mulheres.

Vejamos que temos trechos incríveis.
Há um embate com o que foi ensinado por Moisés no Monte Sinai. Independente do que passado antes ao povo Judeu, se o homem achar que a mulher não o ama, parece que seria melhor não casar para que em contenta não se unirem em uma só carne (o(s) filho(s), no sentido literal), e se já houve o casamento? O divórcio seria espiritualmente legítimo em caso de traição ou qualquer outro tipo de fornicação.
Também nesse capítulo,  os Apóstolos - nesse caso não se cita propriamente se foram os doze, mas dá a impressão de ser no mínimo a maioria deles; eles declaram que para levar uma vida de casado "sem pular a cerca" é melhor não casar (Por dedução, dá para inferir também que existia essa possibilidade naquela época, o de não casar-se e isso não era mal visto). Obviamente o trecho relata um lado humano e 'sexual' dos apóstolos, só que esse lado foi complementado pela fala de Jesus nos versos seguintes em observa-se que se fosse para casar e não se levar a sério, ter um casamento sem amor, onde o adultério fosse necessário, melhor repudiar ao casamento.

Nem todos podem receber esta palavra [essa dádiva], mas só aqueles a quem foi concedido. Mt. 19:11


E por fim a ideia de que todos devem procriar, impulsionador de uma das longas brigas entre evangélicos e a doutrina Católica Romana acerca do celibatário, mostra que talvez ambos estejam certos, repudiar o casamento por causa do Reino dos Céus é legítimo, mas também pregar tendo um casamento conforme as leis de Deus não há nada que desabone um homem enquanto evangelizador que é também legítimo.

E os g0ys? 
Claro estava faltando essa parte...
Pois bem, temos que reconhecer que agora seria uma interpretação e não algo assim TÃO CLARO ,  afinal o termo g0y não existia naquele periódo, mas já que insiste... leia de novo e onde tem eunuco***, coloque o transexual moderno (operado), muitos acham que isso caberia, e onde tem eunuco**** coloque o homem que luta para não ser gay, e o homoafetivo exclusivo, alguns acham que também caberia.

Fiquem na paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário