terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Quais são os Dez Mandamentos?

Aqui mesmo nesse Blog, já postamos sobre os mandamentos das leis de Moisés em relação ao sexo. Leis essas que vão além dos dez mandamentos conhecidos no mundo cristão e nas quais existem claramente duas leis judaicas contrárias às relações homo-afetivas e uma ló tassê contrária às relações homossexuais (a conhecida citação de Levítico 18:22).

Agora com o final da novela da Rede Record, fomos surpreendidos, uma vez que somos de maioria católica que aprendeu:

1 - Amar a Deus sobre todas as coisas.
2 - Não tomar seu santo nome em vão.
3 - Guardar domingos e festas de guarda.
4 - Honrar Pai e Mãe.
5 - Não matarás.
6 - Não pecar contra a castidade.
7 - Não roubarás.
8 - Não levantar falso testemunho.
9 - Não desejar a mulher do próximo, e
10 - Não cobiçar as coisas alheias.

Boa parte do público sequer percebeu que houve a recitação dos 10 mandamentos nas cenas do fim do primeiro episódio da telenovela, outros perceberam e por isso mesmo se surpreenderam...
Se as ordens, recitadas a partir do Sinai no momento fumegante, seriam os mandamentos que posteriormente seriam transcritas nas Tábuas da Lei e transportadas na Arca da Aliança... Então.. Que versos seriam aqueles? E porque são diferentes?

Não sabe do que se trata? Estava desatento? Quer ver o trecho de novo? Dê play e Ouça os mandamentos.


DEZ MANDAMENTOS! E...

A questão toda é que na telenovela, os dez mandamentos foram recitados em seu formato original, ou seja muito próximos dos mandamentos que são preservados pela comunidade Judaica até hoje:



Pela esquematização acima, fica fácil perceber as diferenças. Note que o mandamento número 01 e 02 foram condensados em um só, na versão Católica Romana e protestante Luterana, e o mandamento 10 que seria unificado foi quebrado em dois, ficando o não desejar a mulher alheia, em destaque e com maior ênfase. Esse mandamento bíblico para a maioria das denominações seria mais amplo e não apenas direcionado à mulher, mas a tudo o que não lhe pertença.  

Um outro destaque é para o quarto mandamento (terceiro na versão católica), que é respeitado à risca na tradição cristã pelos Adventistas do 7º dia, por exemplo. Note que para a imensa maioria da humanidade, o domingo é o dia do descanso. Isso no mínimo gera a indagação do porque nós atuais cristãos não guardamos o sábado?

A questão é: Se somos cristãos é porque os ensinamentos e o exemplo do Cristo devem ser considerados. O descanso é sagrado e Jesus não trabalhava e curava doentes o tempo inteiro. Sempre havia pausas. E, o período de descanso do Senhor não era necessariamente o sabbatah judaico que começa no regimentar pôr do sol da sexta-feira e termina no pôr do sol do sábado. Não o seguia e Ele tinha autoridade para isso, inclusive irritava religiosos judeus ortodoxos por causa disso. 

No entanto Jesus também não seguia... obrigatoriamente um descanso aos domingos. Então porque considerarmos o domingo o dia preferencial para o descanso da nossa jornada de trabalho ocidental. Ora, nesse caso, a dedução chega a ser simples... Se o descanso é sagrado, então vamos coletivamente fazê-lo aos domingos em homenagem à Páscoa do SENHOR e à sua ressurreição.

Beleza! Esperando ter esclarecido saudamos mais uma vez nossos leitores e convidamos caso tenha curiosidade a ver os originais dos Mandamentos, que com certeza também estarão na sua Bíblia, você poderá ter acesso e lê-los na íntegra no Livro de Êxodo Cap. 20.

------------

Veja sobre o homoafetivo na bíblia: //brasilgzeroy.blogspot/2015/polemica-na-biblia?
Veja o que é um gØy na visão de especialistas: //brasilgzeroy.blogspot/2015/afinal-o-que-e-um-gØy?
Veja mais postagens recentes do blog: http://brasilgzeroy.blogspot.com.br/

15 comentários:

  1. Muito Bom!
    Juro que Fiquei pasmo não sabia que os dez mandamentos estavam na Bíblia. Só que, se essa recitação da novela seria os dez mandamentos originais. Olha só. Posso até defender a Igreja Romana, dizendo que ao amar a Deus sobre todas as coisas e se Deus é onipresente e invisível, estaria na cara que não se prestaria culto a imagens ou esculturas. Por isso o primeiro dos mandamentos poderia sim ser condensado.

    Acontece que na prática da versão oficial da mesma igreja, tem centenas de esculturas !!!?? Esse ocultamento do mandamento de Deus não seria um absurdo? Se assim for, os protestos dos protestantes não estaria correto?

    ResponderExcluir
  2. Vou dá uma pausa no assunto do impeachment, que provavelmente será tema principal das rodas de conversas das próximas semanas e meses... E VAMOS BUSCAR RESPONDER A TUA INDAGAÇÃO.

    Fillipe,
    A surpresa é saudável, amigo. Sim, como falou o “grito dos protestantes”, que hoje chamamos popularmente de crentes ou evangélicos, pelo menos nesse quesito, sim estaria correto. Mas não vamos aqui defender denominações religiosas e atacar outras, a Católica Romana erra nesse ponto com certeza, mas acerta em vários outros, da mesma forma a igreja evangélica (que não é uma.., são centenas) também erra em vários outros quesitos.

    Cabe ressaltar que Jesus de Nazaré, não estava nem um pouco preocupado com interpretações e dogmas religiosos, sempre foi um rebelde nesse sentido. Ele estava preocupado com a essência das coisas. Tanto que resumiu os dez mandamentos em dois.

    RESSALTA-SE que: RESUMIR NÃO É ABOLIR!
    Quando Jesus diz: "Amar a Deus sobre todas as coisas" - Mateus 22:37 Ele refere-se ao 1º, 2º, 3º e 4º mandamentos (pois tem a ver com o nosso amor com Deus), quando ele diz "Amar aos outros como você ama a você mesmo." ele refere-se ao 5º, 6º, 7º, 8º, 9º e 10º mandamentos (pois tem a ver com o nosso amor para com o próximo). Em Mateus 22:40 Jesus diz: "Toda a Lei se resume nesses dois mandamentos”.

    Voltando a questão da essência:
    Nota-se que o 2º mandamento (que não é citado na versão da Igreja Romana) diz respeito essencialmente a: - Não fazer para ti nenhum ídolo.
    E o que seria um ídolo?
    Resposta: Seria imagem ou escultura representando qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas, e que uma pessoa idolatre. - Não te prostrarás diante de imagens nem lhes prestarás culto, porque eu, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que assim o fazem.

    Então o problema não está na imagem, mas sim no culto a essa imagem. Católicos conscientes, não possuem esculturas em casa. Mas a questão é que Católicos e Cristãos de fato, são poucos. E a Lei de Deus, não é tão genérica condenando qualquer pintura, qualquer tipo de arte e até mesmo fotos e filmes. Mas sim a veneração a essas representações que são artísticas e obras humanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus guardou o sabado, pois não veio abolir a lei, e sim para comprila. Trabalhar aos sabados é pecado, fazer o bem aos sabados é certo, Jesus fazia isso.

      Excluir
    2. José Sidney, você qual é a lei a que você está se referindo? Se não sabe veja a lei no seu original http://www.judaismo-iberico.org/mtp/prefacio/p201.htm e Verás que para dezenas delas, Jesus - o filho direto de Deus, não estava nem aí... Veja também os preceitos positivos para ver a lista completa das 613 leis... Ora além do mais me dou por satisfeito com a resposta dada pelo M. Fratman ao Jeremias, logo abaixo.

      Excluir
  3. Cuidado Mr. Fratman, não se pode falar qualquer coisa. Me prove que Jesus trabalhava aos sábados. Não é assim soltar qq coisa e querer que os outros acreditem.

    O senhor é meu pastor. Por isso Guardo os sábados e acho lamentável que praticamente só nós os Adventistas do 7º dia, estejamos a continuar, a manter e a cumprir a guarda do Sábado.

    ResponderExcluir
  4. E VC se diz católico?? Meu Jesus de Nazaré!!! Quem foi que disse a você que o ato de se prostrar automaticamente significa adoração?? Bom, ao menos ali em cima vi que ao fato das imagens por si só, você não condena! Mas ainda é ignorante ao fato de adoração!!
    Se o fato de se prostrar automaticamente indicasse adoração a serva de Eliseu não teria se prostrado em sua presença como II Reis 4, ele sendo um servo do Senhor, jamais permitiria receber "adoração ". A adoração vem do coração e de elevar a alma Aquele a quem estou adorando! Ora nenhum católico é ignorante suficiente para se prostrar aos pés de qualquer imagem, santos ou anjos, e adorar!! É uma pena que pelo visto você não possui nenhuma intimidade com a Mãe de Deus que lhe ensinaria todas essas coisas, inclusive indicando o caminho da perfeita Adoração!! Católico que não aprende a Adorar a Deus com a Mãe Dele, TSC TSC!! Sabe de nada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa, infelizmente não existem tantos católicos conscientes assim como fala, hoje com muito otimismo, será que 30%, 35% talvez, será que podem ser chamados de católicos praticantes. Então que bom que não seja o seu caso.
      Mas como católica, cabe o aprendizado que a guerra e o ataque a outras denominações não leva a nada. Não coloque Maria apenas com o intuito de dizer que outros não são cristãos porque não a seguem, o que caracteriza um cristão, é seguir os ensinamentos de CRISTO, e dentre o seu magnífico exemplo, está inclusive buscar sempre dar a outra face.

      Excluir
  5. Ahh e católicos conscientes não condenam as esculturas, eles estudam sua doutrina!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa Boa Tarde.... Pra você estudar quanto a essa questão:
      http://novotempo.com/estaescrito/do-sabado-para-o-domingo/

      já pararam pra pensar que o primeiro mandamento e importante pois estabelece honra e glorias a Deus? pra que entendam melhor essa questão sugiro a leitura do primeiro mandamento conforme êxodo 20 e em seguida 3 links comparando as igualdades
      1º Mandamento:
      Êxodo 20.1 Não terás outros deuses diante de mim.”
      Êxodo 20 .2 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

      Links pra comparara o tema conforme a religião católica:
      http://www.acidigital.com/catecismo/1man.htm
      http://opusdei.org.br/pt-br/article/tema-31-o-decalogo-o-primeiro-mandamento/
      http://www.catequisar.com.br/texto/materia/especial/mandamentos/01.htm
      Que fique claro que não se trata apenas de católicos, temos muitas igrejas que negligenciam vários mandamentos, assim como os que não acreditam em Deus. Então onde está a verdade??? Na Bíblia, apenas ela por si só relata o modelo que devemos seguir.
      Por último relato que os 10 mandamentos não são mais do que proteção a todos nós, por exemplo: se todos obedecessem o não mataras, vc teria plena certeza que independente do problema, seu irmão não tentaria tirar sua vida, te dando segurança.
      Não adulteraras, te daria segurança que nenhum homem ou mulher se atreveria a intervir em sua família, levando muitos a separação, entre outras proteções que existem por traz dos 10 mandamentos. Enfim. Boa leitura e bom entendimento.

      Excluir
  6. Estes não são os dez mandamentos que constam na Bíblia. Leia Exôdo 20.
    Não podemos aceitar alterações por humanos. Não critiquem, só confiram. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, mas não entendi. (?!?)
      Pois afirmei claramente e também convidei a todos os leitores a verem a versão bíblica, que consta justamente no Livro de Êxodo, capítulo 20.

      Excluir
    2. parabéns pela imparcialidade.

      Excluir
  7. Meus caros, realmente ha esta mudança na Lei, prevista inclusive por Daniel 7:25 que diz: E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.
    Mas alem deste ponto chave, convido a quem tiver interesse visitar este link que explica melhor esta mudança, não somente pra que vc entenda o sentido de adoração, que inicia no seu intimo primeiro, e concordo quando a Claudia se refere a adoração no sentido de não ser somente prostrar -se, mas sabemos que muitas outras coisas são consideradas também adoração, uma vez que ha sim muitas coisas que vc não esta disposto a afastar se ou mesmo deixar de utilizar para se aproximar de Deus, isto configura também como adoração, mas no sentindo amplo, vejamos se te respondo Claudia sua duvida: Sadraque, Mesaque e Abednego conforme relata Daniel 3, recusaram a prostar se diante da estatua de ouro feita por nabucodonosor e por isso foram lançados na fornalha, porem com a segurança que só o fato de prostar se por si so ja configurava adoração e assim feria ao 2 mandamento de Deus foram salvos e nenhum fio de cabelo foi queimado.
    Então prezados, não quero discutir somente este tópico de adoração e mudança dos mandamentos, assim como também e importante entender o sentido real destas e de outras mudanças..
    Mas Claudia e outros que possam interessar.. É muito surreal descobrir que aquilo que acreditamos durante anos não e a verdade.. convido vcs a assistirem este estudo que mudou meu conceito sobre a bíblia e seus ensinamentos, e mesmo que pareça incomodo porque dirá coisas contrarias a que aprendemos a vida toda,sugiram assistir ate o final, talvez ao conclui lo comece a compreender melhor o livro de Deus e suas vontades para nos serem humanos..Abraços e fiquem com Deus em sua presença.
    Link Estudo sobre o Livro de Apocalipse: https://www.youtube.com/watch?v=PO-EYfTaHiU

    ResponderExcluir