terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Retrospectiva 2014 - abr/maio/jun

TRIMESTRE MAIS HOT DO ANO

A ideia original foi até simples diga-se de passagem, seria apenas mostrar que da mesma forma que houve aquela mega campanha espontânea nas redes sociais do "eu não mereço ser estuprada" onde inúmeras pessoas pintaram os seus corpos com esse slogan, da mesma forma Milton Bahia, até então um desconhecido, embarcou na onda,m pintou no seu corpo a mensagem "eu não mereço ser violado" implícito ao colocar no peito a palavra gØy e com a ajuda do blog Somos G0ys, o ensaio totalmente amador ganhou notoriedade.
Em menos de 05 dias e milhares de compartilhamentos no face e outras redes sociais, a repercussão foi tão grande que cabe registrar que esta foto do Milton foi estampada com destaque nas páginas do Jornal O Globo do dia 18/abril/2014.


Aliado a isso em função de um furo de reportagem, promovido pelo Jornal Extra do dia 17/abril/2014, o tema g0y repercutiu, e repercutiu muito, chamando a atenção do público e motivando diversas outras instâncias da mídia/imprensa brasileira.

O tema g0y foi alvo de diversas reportagens, sendo destaque em diversos dos principais jornais do país, como: O Globo, Zero Hora, O Tempo, Revista Veja, Correio da Bahia, Correio da Paraíba, Portal Terra de notícias, entre outros... Durante a Copa do Mundo de futebol, aparentemente a repercussão na mídia deu um refresco ou uma boa amezizada [por motivos óbvios, nesse período os holofotes e manchetes estavam voltados para o esporte], mas mesmo assim houve uma mega repercussão do tema g-zero-y na internet e chamou a atenção que se antes g-zero-y era visto somente na língua inglesa, houve uma reviravolta e maciçamente os materiais sobre os g0ys começou a ser estampando em língua portuguesa. A mega repercussão do tema g0y aqui no Brasil, constituiu um fenômeno com uma magnitude sem precedentes em nenhum outro local do mundo.

Essa enorme repercussão na web chamou a atenção do mundo g0y internacional e foi muito além de suas fronteiras g-zero-y, chamou também a atenção das mulheres, do mundo gay e do mundo hétero (tradicional), ou seja da sociedade como um todo. Vejamos alguns exemplos:


Portal Terra:

G0ys são heterossexuais (...),  entenda

Site Mazup:

Os G0ys saem do armário


 AcidezFeminina:

O que são os g0ys?


Site Mix Brasil (LGBT):

 Você sabe quem são os G-zero-Y?





Site Brasil Post:

Entrevista com um g0y



Site Brazilian Digital Channel:

Hs que se relacionam e não se consideram gays



Com certeza diversos outros exemplos também poderiam ser dados, mas talvez seja o suficiente para ilustrar que nesse período o tema ganhou notoriedade e visibilidade, só que ao mesmo tempo a desinformação era geral, o preconceito preponderava.

A ideia pré conceituosa do começo se concretizava pela voz das ruas e como um tom geral sobressaia na maioria das matérias "nas entrelinhas" e às vezes até mesmo de uma forma mais explicita a ideia de que um g0y fosse um homofóbico "mal resolvido" ou ainda que estaria com um comportamento não gay, apenas de 'fingimento' para fugir da discriminação ou do estigma social.

Não apenas para relembrar, mas também sobretudo para esclarecer indicamos as matérias realizadas pela Revista Top Vitrine eleita pelos g0ys no facebook como a melhor matéria do ano e data inclusive de fevereiro/14, sendo anterior essa grande explosão do tema ocorrido em abril, e a matéria que estampa com exclusividade a minha entrevista concedida ao Jornal Extra do dia 17/maio e que serviu de divisor de águas, quebrando alguns tabus que estavam sendo construídos, como se o assumir-se g0y fosse mais fácil do que assumir-se gay, o que obviamente não é verdade, pois no contexto atual a construção de uma identidade intermediária e não extremista, exige muita coragem e também suportar muita pressão social que ainda é a favor de uma polarização dicotômica em torno da monosexualidade dos desejos.


Um comentário:

  1. Gostaria de participar, para debater e interagir com alguns instantes desse movimento.
    Meu Whatsapp: 22 999283242

    ResponderExcluir