quinta-feira, 11 de junho de 2015

Alguém pode explicar porque tanta confusão em cima de O Boticário?

Amanhã é dia dos namorados e dia de lojas de O Boticário amargando uma queda substancial em suas vendas por causa de um boicote promovido nas redes sociais, especialmente no Facebook e no Whatsapp.

Agora a questão é o que tem de tão agressivo e polêmico na campanha publicitária de O Boticário, que provocou reações diversas de homens falando para as namoradas, não me venha com surpresas, eu não quero perfumes do Boticário... Duvido que o mesmo namorado recusaria de presente um carro da Hyundai...

OK. O Boticário comprou briga e tomou um dos lados, se a empresa está certa ou errada, isso não problema nosso. Nós os g0ys, aliás queremos é cada vez ficar longe dessa polarização gays versus héteros normativos, que não leva a lugar nenhum e parece estar longe de um consenso.

A reflexão contrastiva sobre o tema da homo-afetividade por exemplo nos leva a pensar, do ponto de vista do afronto ou até mesmo do "escândalo" a Hyundai  provocou muito mais a "sociedade conservadora" do que O Boticário. Entretanto, porque não houve tamanha reação negativa no primeiro caso?

A peça publicitária da Hyundai mostrada e comentada aqui no dia 21/março/2015 mostra uma cena e até mesmo uma música 'ousada' e tipicamente g0y, mas não causou tanto furor. Por que a propaganda gay de O Boticário. não teve uma repercussão positiva? Será que a população na data de hoje sabe diferenciar um g0y de um gay? Apoia um e rejeita o outro? Na minha sincera opinião, acho que não foi isso.





Especulando sobre o assunto, vemos que no caso da Hyundai - um comercial de carros e voltado para o público masculino (público-alvo do setor automobilístico), supostamente deveria ter sido muito mais desastroso, só que em tom de leveza, de jocosidade e mostrando que nem o homem heterogoy nem a esposa supostamente "corretinha" não são tão santinhos assim, o comercial passou batido pelo crivo da suposta moderna sociedade homofóbica .

Já o comercial de O Boticário não tem tom "de brincadeira", é focado e diretivo, mas será que é só essa a diferença?  


No carnaval desse ano,  por exemplo, uma famosa escola de samba do Rio de Janeiro - a Mocidade; colocou na avenida, justamente essa montagem mesclada, haviam casais gays no carro alegórico que traziam relações 'diferenciadas' em diversas camas. Notamos por exemplo nas imagens que tinha sim vários duplas de homens e algumas de mulheres, mas porque nesse caso, o povo falou... e daí?

Não queremos nos meter na história do boicote aos produtos, cada um é livre para comprar ou não comprar o que quiser, mas fica a impressão, que não foi propriamente o conteúdo homo, mas a forma como o conteúdo foi executado; não mostrando a diversidade, mas mostrando um tom de prioridade é que talvez tenha causado tamanha repercussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário